Canelite (Síndrome do Estress Tibial Medial)

O termo “dores nas canelas” se refere à dor que ocorre ao longo da borda interna da tíbia e geralmente está relacionada ao exercício físico.

As dores normalmente se desenvolvem após a atividade física e estão frequentemente associadas à corrida. Qualquer atividade esportiva vigorosa pode causar dores nas canelas, especialmente se você estiver apenas começando um programa de condicionamento físico.

Algumas medidas simples podem aliviar as dores. Repouso, gelo e alongamento geralmente ajuda. Tomar cuidado para não exagerar na rotina de exercícios ajudará a evitar que as dores nessa região retornem.

A síndrome de estresse tibial medial é uma inflamação dos músculos, tendões e tecido ósseo ao redor da tíbia. A dor geralmente ocorre ao longo da borda interna da perna, onde os músculos se fixam ao osso.

Em geral, as dores se desenvolvem quando o músculo e o tecido ósseo da perna ficam sobrecarregados por atividades repetitivas. Mudanças repentinas na atividade física como o aumento do número de dias de treino, aumento das distâncias percorridas ou treinos em subida, podem desencadear a lesão. Outros fatores também podem contribuir para o surgimento das dores, como: pés chatos e a prática de exercícios com calçados inadequados ou gastos.

O sintoma mais comum é a dor ao longo da borda interna da perna.

Algumas condições que também podem causar dor nessa região necessitam ser afastadas, que são as fraturas por estresse, tendinite e síndrome compartimental crônica por esforço.

O tratamento na maior parte dos casos é não cirúrgico, com medidas de repouso, utilização de gelo local, anti-inflamatórios, exercícios de alongamento.

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.