Fratura do Tornozelo

A fratura do tornozelo pode se apresentar de diversas formas, desde uma fratura sem desvio até a lesões com desvios e grandes deformidades. Essa lesão pode ocorrer em pessoas de qualquer idade.

Os ligamentos são estruturas que mantêm os ossos e a articulação em uma posição adequada e estável. Em alguns tipos de fraturas, além do comprometimento ósseo, os ligamentos também poderão estar lesados.

A articulação do tornozelo é constituída por 03 ossos: a tíbia, a fíbula e o tálus e uma variedade de ligamentos que estabilizam essa articulação.

As fraturas do tornozelo são classificadas de acordo com a área do osso comprometido. Por exemplo, uma fratura no final da fíbula é chamada de fratura do maléolo lateral, ou se a tíbia e a fíbula estão quebradas, é chamada de fratura bimaleolar.

Essas lesões podem ser causadas pela torção do tornozelo, por quedas do próprio nível, durante a prática de atividades físicas e pelos acidentes automobilísticos.

O sintoma mais frequente é a DOR INTENSA, ocorrendo também o edema (inchaço) imediato da articulação e a incapacidade de colocar o pé ao solo. Nos casos mais grave poderá haver uma deformidade grosseira da articulação, indicando que além da fratura há uma luxação da articulação.

No caso da suspeita de fratura, radiografias da articulação são realizadas para fornecer mais informações sobre a lesão e qual o tratamento deverá ser instituído.

Em casos mais complexos, uma tomografia computadorizada (TC) pode ser útil para uma avaliação mais minuciosa da articulação.

O tratamento dependerá do tipo da fratura, podendo ser realizado desde a imobilização com um aparelho de gesso até o tratamento cirúrgico quando é necessário o uso de implantes como placas e parafusos.

A consolidação óssea ocorrerá em torno de 06 semanas, período esse em que deverá ser realizado a reabilitação para o ganho gradual do arco de movimento, força muscular e estabilidade ligamentar.

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.