A origem do cisto de Baker geralmente está ligada a problemas internos na articulação do joelho, como osteoartrite, lesões nos ligamentos ou rupturas do menisco. Essas condições levam o corpo a produzir um excesso de líquido sinovial para "lubrificar" a articulação, mas, em alguns casos, o líquido acaba acumulando na região posterior do joelho, formando o cisto.
Outras causas que podem contribuir para o desenvolvimento do cisto de Baker incluem:
Em muitos casos, o cisto de Baker não apresenta sintomas evidentes e pode ser descoberto apenas em exames de imagem, como ultrassonografias ou ressonâncias magnéticas. Quando há sintomas, eles incluem:
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico do cisto de Baker é realizado por um ortopedista, que pode solicitar exames de imagem para avaliar o tamanho do cisto e verificar se há outras lesões associadas. Em alguns casos, o cisto pode desaparecer por conta própria, especialmente se a causa subjacente for tratada.
Para o tratamento, existem diferentes abordagens, dependendo da intensidade dos sintomas e da causa do cisto:
O cisto de Baker é uma condição relativamente comum e, embora nem sempre cause sintomas graves, pode limitar a mobilidade e gerar desconforto no dia a dia. Caso você esteja enfrentando sintomas semelhantes ou deseje avaliar a saúde de seus joelhos, é fundamental consultar um especialista
com o Dr. Jefferson De Decco, que possui uma equipe de profissionais especializados para oferecer um diagnóstico preciso e o tratamento ideal para o seu caso.
CRM 5268495-3
CNPJ : 36.481.617/0001-13
Todos os direitos reservados | Dr. Jefferson Decco